terça-feira, 26 de julho de 2011

Transporte Público

Praça José de Alencar nos anos 60, quando era o principal terminal de ônibus da cidade


O sistema de transporte público ainda era extremamente precário por conta da baixa taxa de renovação da frota, do crescimento populacional e, por consequência, da demanda de localidades cada vez mais numerosas e distantes. Em 1960 havia 403 ônibus circulando em 87 linhas.

Em 1967 foi introduzido em Fortaleza o sistema de ônibus elétricos. Apenas nove ônibus faziam parte da frota que circulava nas linhas da Parangaba e Bezerra de Menezes. A experiência, contudo, não se desenvolveu e os ônibus elétricos saíram de circulação em 1972.

As Praças José de Alencar e da Estação passaram a funcionar como os primeiros grandes terminais de ônibus da cidade. Essa transformação marcaria, no caso da Praça José de Alencar, o fim de um espaço privilegiado que o Centro de Fortaleza dispunha até então, uma vez que o intenso tráfego de ônibus maltratava o patrimônio histórico local – como o Teatro José de Alencar e a Igreja do Patrocínio –, desvalorizando imóveis a abrindo espaço para ocupação irregular da Praça.

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