quarta-feira, 27 de julho de 2011

A História de Aracati

Aracati é um município histórico do Estado do Ceará localizado na região de Jaguaribe, fazendo fronteira com o Estado do Rio Grande do Norte. É um dos municípios mais importantes do Estado graças ao seu rico patrimônio arquitetônico, declarado no ano de 2000 Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Um dos seus monumentos mais importantes é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Como principal atrativo turístico destaca-se seu extenso litoral repleto de belas praias consideradas das melhores de todo o Estado. Como uma das mais importantes destacamos a paradisíaca praia de Canoa Quebrada, situada na famosa Vila de Canoa Quebrada, conhecida por sua boa infra-estrutura hoteleira e de lazer e sua animada vida noturna com um grande número de bares e restaurantes.


HISTORIA ARACATI


As origens da conquista destas terras por parte dos portugueses remonta-se ao século XVII, no início deste século construiu-se ao seu redor O Forte de São Lourenço, iniciando-se assim sua colonização. Antigamente toda a zona era habitada por tribos indígenas.

A meados do século XVII, no ano 1650, o conhecido navegante português Francisco Ayres da Cunha, encalhou na Costa do município, batizando o lugar como Canoa Quebrada e dando origem a um dos principais atrativos turísticos, a Vila de Canoa Quebrada.

No século XVIII a população de Aracati era conhecida como São José do Porto dos Barcos, e seu porto era o principal ponto de entrada dos colonos e das grandes embarcações utilizadas para o transporte e exportação de seus produtos.

Devido a importância de seu porto em poucos anos converteu-se no centro comercial mais importante da Capitania. No ano de 1748 foi elevada à categoria de Vila e era conhecida como Vila de Santa Cruz do Porto dos Barcos do Jaguaribe. Foi em esta época quando construíram alguns de seus monumentos mais importantes, declarados no ano de 2000 Patrimônio Histórico Artístico Nacional

O século XVIII foi um momento de grande esplendor para a população e a Vila era mais conhecida que a sua capital, Fortaleza, até a construção do Porto de Fortaleza, que desviou grande parte do comércio iniciando-se um pequeno período de crise. No ano de 1842, uma vez superada a crise, foi elevada a categoria de cidade, mas nunca recuperou sua antiga importância.

Atualmente Aracati é um dos destinos turísticos mais importantes de todo o Estado do Ceará, famoso em todo o mundo por contar com uma das praias mais belas do Brasil, a praia de Canoa Quebrada, considerada um verdadeiro paraíso natural. Localiza-se na famosa Vila de Canoa Quebrada, e está rodeada de falésias e extensas dunas de areia avermelhada. É o principal símbolo do município e atrai todos os anos um grande número de turistas.

PASSEIO TURISTICO ARACATI


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o monumento mais importante do município de Aracati e um dos templos mais ricos de toda a região. Sua construção iniciou-se no século XVIII, sobre os restos da antiga capela, e não se finalizou até a segunda metade do século XIX. No ano de 2000 foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres foi mandada construir a meados do século XIX pela Irmandade de Nossa Senhora dos Prazeres dos Homens Pardos Livres.


Igreja Nosso Senhor do Bonfim A Igreja Nosso Senhor do Bonfim foi inaugurada no ano de 1774 e em seu interior guarda-se os restos do famoso escritor Adolfo Caminha e alguns de seus descendentes.


Capela dos Navegantes - Nicho dos Navegantes A Capela dos Navegantes, conhecida popularmente como Nicho dos Navegantes, localiza-se próximo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Foi a primeira capela a ser construída no município de Aracati.


Museu Jaguaribano O Museu Jaguaribano encontra-se instalado no interior de um edifício do século XIX propriedade do Barão de Aracati, na rua Coronel Alexandrino, centro da cidade. Guarda em seu interior interessantes coleções de objetos históricos e religiosos, além de numerosos documentos, jornais antigos e fotografias. Foi inaugurado no ano de 1968.


Mercado Central O Mercado Central de Aracati foi declarado no ano de 2000 Patrimônio Histórico Artístico Nacional


Casa da Câmara e Cadeia A Casa da Câmara e Cadeia é um dos edifícios mais antigos do Estado do Ceará. Foi construído no século XVIII e foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 2000.


Monumento a D. Luiz O Monumento a D. Luis localiza-se na Rua Conselheiro Liberato


Cruz das Almas A Cruz das Almas é um monumento construído em homenagem aos escravos. Localiza-se na entrada sul da cidade.


Rio Jaguaribe O Rio Jaguaribe nasce na Serra da Joaninha, no centro do Estado de Aracati, e desemboca na Praia do Cumbe. É considerado um dos rios mais secos do país, nas épocas da seca surgem na sua desembocadura ilhas e praias fluviais que com a chegada das chuvas transformam-se de novo em uma bela bacia hidrográfica.


Ponte Juscelino Kubistschek A Ponte Juscelino Kubistchek é o portal de entrada da cidade de Aracati. Tem uma extensão de 450 metros e é utilizada para salvar o Rio Jaguaribe.


Vila de Canoa Quebrada A Vila de Canoa Quebrada é um dos pontos turísticos mais importantes de todo o município de Aracati, famosa por sua excelente infra-estrutura hoteleira, de lazer e serviços, e lugar onde localiza-se uma das praias mais importantes, a Praia de Canoa Quebrada. É conhecida por seus numerosos bares, restaurantes e lugares de animado ambiente noturno, e um dos seus principais pontos de encontro é a Rua principal, apelidada popularmente como 'Broadway'.


Povoado dos Esteves O Povoado de Esteves é um povoado primitivo, anterior a Vila de Canoa Quebrada. Está localizado próximo a Praia de Canoa Quebrada.


Porto Canoa Porto Canoa é a primeira cidade turística do Brasil. Localiza-se no interior da Área de Preservação Ambiental da Praia de Canoa Quebrada e destaca-se por sua excelente infra-estrutura hoteleira e de lazer.


Ponta Grossa Ponta Grossa é o ponto final de uma das típicas atrações turísticas do município, as rotas em buggies pelas dunas e alcantilados que se distribui por toda sua costa. É um lugar fascinante e desde suas proximidades divisa-se a Vila de Canoa Quebrada e umas espetaculares vistas do Oceano Atlântico.

PRAIAS ARACATI


Playas No litoral de Aracati estão localizadas algumas das praias mais belas de todo o município. Caracterizam-se por suas areias finas e brancas, águas cristalinas de cor azul intenso e a grande maioria protegidas por famosas formações de falésias, pequenos alcantilados que caracterizam-se pela cor avermelhada de suas terras. Uma das mais conhecidas e símbolo natural do município é a praia de Canoa Quebrada, famosa em todo o mundo pela beleza de suas dunas avermelhadas, desde onde observam-se uns fantásticos pôr do sol.


Praia do Cumbe


Praia de Canoa Quebrada


Praia dos Esteves


Praia de Porto Canoa


Praia de Majorlândia


Praia da Quixaba


Praia da Tapera


Praia da Lagoa do Mato


Praia da Fontainha


Praia do Retirinho





6 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da história do município de Aracati!

Unknown disse...

Olá. Sou de Aracati e gostaria de fazer algumas correções. A Rua Conselheiro Liberato já há muitas décadas chama-se Rua Coronel Alexanzito. A praia de Ponta Grossa não mais pertence ao município de Aracati e sim ao vizinho município de Icapui, desde a emancipação deste em 1986.

Unknown disse...

O museu Jaguaribano não fica na Rua Coronel Alexandrino e sim na Rua Coronel Alexanzito( antiga Conselheiro Liberato)

Unknown disse...

O Rio Jaguaribe nasce em Tauá e desemboca em Fortim.

Unknown disse...

Eu gostei muito é muito interessante a história de minha cidade querida.

Unknown disse...

Olá gente procure o portal lua cheia lá tem mais detallhe e ricos fotos do aracati antigo aguardo vcs la

Postar um comentário