quarta-feira, 27 de julho de 2011

São José do Porto dos Barcos

Aracati teve início com o funcionamento das oficinas do Ceará, que foram responsáveis por possibilitar a competividade da pecuária no Estado.
A grande causa do desenvolvimento do Ceará foi a possibilidade de abate e conservação da carne, através do charque (é preparado de modo parecido ao da carne seca, a diferença está na maior quantidade de sal).
Em 1740, o pequeno arraial de São José dos Barcos foi elevado à categoria de Vila com o nome de Santa Cruz do Aracati. Nesta época já existiam oficiais em Aracati.
De pouca em pouco o povoado São José do Porto dos Barcos foi crescendo. Ergueram-se uma capela em 1714.
Em 10 de fevereiro de 1748, foi inaugurada a Vila e também no mesmo ano foi erguido um pelourinho e empossada a Câmara.
Aracati foi considerada a vila mais populosa, chegando a ser mais bonita que a capital.
Em 1829, foi apresentada na Assembléia Geral do Ceará uma proposta que queria transferir a sede do governo da capitania para a Vila de Aracati, mas foi rejeitada.
Em 1842, a Vila foi elevada a condição de cidade.


Santa Cruz do Aracati - Porto dos Barcos


Rua de Aracati em data não especificada (acervo IBGE)
 
No início do século XVII, o capitão-mor Pero Coelho de Souza partiu da Paraíba para desalojar os franceses, estabelecidos no Maranhão. A expedição dividiu-se em dois grupos: enquanto um seguia diretamente para o rio Jaguaribe, o outro, sob a chefia do capitão-mor, atingia o mesmo ponto, por terra. 
Os indígenas da região, no entanto, estavam em hostilidades, o que obrigou o chefe da expedição a demorar-se ali, com o objetivo de pacificar o território; 
para isso, mandou  erguer um fortim, a que deu o nome de São Lourenço, por ser este o santo do dia - 10 de agosto de 1603. Tratando-se de local seguro para as embarcações, esse ponto veio a ser chamado São José do Porto dos Barcos sucessivamente, Cruz das Almas e Santa Cruz do Aracati.
 
Mais tarde, com a expulsão dos holandeses do Recife, colonos portugueses, pernambucanos e paraibanos instalaram-se na várzea do rio Jaguaribe. Com esse afluxo de imigrantes, começou a desenvolver-se o lugarejo, constituindo-se, de pronto, em centro de interesse comercial.  




0 comentários:

Postar um comentário