quarta-feira, 27 de julho de 2011

O despertar da metrópole

Vista aérea parcial da cidade, onde podemos ver, além da região central com seus prédios, a Aldeota pouco habitada e, na parte superior da foto, a praia do futuro

A estrutura da localização residencial e industrial em Fortaleza fez deslocar para oeste as indústrias, pois além da relação distância/moradia/trabalho, a via férrea - e as próprias fábricas - desvalorizavam os terrenos do entorno, “permitindo-se” o acesso habitacional aos trabalhadores e classe de baixa renda. As elites, por sua vez, começavam a se transferir para a zona leste da cidade, mais precisamente a Aldeota.

Ao mesmo tempo, era crescente o interesse das classes abastadas pelos espaços à beira-mar, onde se edificavam casas de luxo e mansões a partir da Praia do Peixe, atual Iracema. Essa ocupação sistemática seria responsável, nas décadas seguintes, pela transformação radical do litoral leste da cidade da cidade, até então ocupada por inúmeras colônias de pescadores.

 Foto do litoral leste da cidade, onde futuramente seria construída a Avenida Beira-Mar

Os bairros em Fortaleza nunca foram bem definidos, não se sabendo onde iniciam nem até onde vão. Além desse fato, vários bairros mudavam de nome, o que ajudava a confundir mais ainda.

Segundo o pesquisador Marciano Lopes, "a Parangaba era Arronches, Pirocaia era o nome do atual Montese, Carlito Pamplona era Brasil Oiticica, Açude João Lopes era como se chamava o atual Morro do Ouro. São Gerardo era Alagadiço, Antônio Bezerra era Barro Vermelho, a Praia de Iracema era Praia do Peixe. Aldeota era Outeiro e, também Aldeiota. Dionísio Torres era Estância, Castelão era Mata Galinha e Parquelândia ocupa a área que antes era do Campo do Pio e do Coqueirinho. Alto da Balança era o nome original da atual Aerolândia e o Lagamar agora é Tancredo Neves. Caso peculiar: o antigo Otávio Bonfim teve o nome trocado para Farias Brito, porém ninguém aceitou a mudança e o bairro continua a ser conhecido como Otávio Bonfim. Prainha é o nome correto da área antiga onde agora está o Centro Dragão do Mar e que o povo, por falta de informação chama Praia de Iracema. Incorreto: a Praia de Iracema é mais adiante. A parte alta daquele pequeno bairro, onde está a Praça Cristo Redentor era o Outeiro da Prainha. Cercado do Zé Padre é aquele conglomerado, arremedo de favela, entre as avenidas Duque de Caxias e Bezerra de Menezes, logo após a Praça São Sebastião. Parque Americano era uma pequena área entre a Rua Padre Valdevino e o bairro da Piedade. O nome surgiu devido a existência ali, de um parque de diversões, instalado pelo dono do famoso Bar Americano. Marcou época mas hoje só existe na memória dos mais velhos".  
 

0 comentários:

Postar um comentário