quarta-feira, 27 de julho de 2011

A década do rádio cearense

Quando do seu início o rádio, na falta de uma linguagem própria, utilizava-se da literatura mundial e fazia encenação de clássicos de renome – instalava-se no novo meio o radioteatro – percussor da radionovela, gênero que se desenvolve e atinge um crescimento extraordinário em todo país devido à grande audiência alcançada. Gêneros, que foram mais significativos nas rádios que os adotaram como marca.

Famoso prédio da Rádio Uirapuru ainda existente na esquina das ruas Clarindo de Queiroz com General Sampaio, onde, totalmente modificado, funciona a sede do Diretório Central dos Estudantes da UFC

Foi o caso da Rádio Uirapuru, inaugurada em 1956, tinha como principal proposta manter uma programação moderna e diversificada, voltada para a informação e prestação de serviços. A próxima emissora seria a Rádio Verdes Mares, fundada em 1957 e pertencente ao grupo Diários Associados dava mais ênfase à informação, mas permeado por discurso político. A rádio Dragão do Mar foi a última da “Década de Ouro”, fundada em 1958, também começou com objetivos políticos.

Essa época de ouro do rádio cearense também é caracterizada pelo grande número de emissoras que se instalaram em Fortaleza e no Estado durante toda a década, cada uma com seus estilos e peculiaridades. Mas, o mesmo período também é marcado por uma série de improvisações e de experimentação na área da programação que ainda buscava sua estrutura definitiva.
 
Radialista Aderson Braz entrevista Juscelino Kubistchek juntamente com o deputado Paulo Sarasate para inauguração do Açude Orós

Sempre em busca de melhores condições para vencer a concorrência que se levantava e atender melhor ao público, a Ceará Rádio Clube se mudou para o Edifício Pajeú, na Rua Sena Madureira, dispondo de um auditório com capacidade para 500 pessoas, muitas vezes insuficiente para receber multidões que queriam aplaudir os grandes cartazes.

Mas foi, principalmente, o advento da radionovela cearense que marcou o início da concorrência entre as emissoras locais, em 1948, com a inauguração da Rádio Iracema de Fortaleza, a segunda emissora cearense depois de 14 anos de Pre-9. Embora as emissoras cearenses mantivessem um cast exclusivo, as novelas de maior sucesso eram escritas fora do Estado, vinham de outras rádios do país para serem montadas em Fortaleza.

 Sede da Rádio Iracema (prédio de colunas) que, nos anos 50, situava-se na Praça José de Alencar

Dessa forma, a década de 1950 se constituiu na “Era de Ouro” do rádio local, tendo as radionovelas grande influência no crescimento do interesse pelo veículo e, consequentemente, o aumento do público ouvinte.  
 


 

0 comentários:

Postar um comentário