A Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção é onde a História de Fortaleza começou; o próprio nome da cidade é uma referência a essa antiga fortificação.
O Forte foi construído pelo capitão holandês Matias Beck em 1649, e foi batizado Fort Schoonenborch. Os holandeses invadiram Olinda e Recife em 1630, e expandiram seus domínios até Fortaleza - passando por áreas onde hoje se encontram João Pessoa e Natal - como forma de consolidar seu domínio no Nordeste do Brasil.
Em 1654, após a expulsão dos holandeses de Pernambudo e do Brasil, os portugueses retomaram a área e rebatizaram o lugar para Fortaleza da Nossa Senhora de Assunção.
O Forte foi reconstruído diversas vezes desde então, mas a localização original foi mantida. Desde 1942, o local é sede do Quartel-General da 10a. Região Militar do Exército Brasileiro.
Embora seja uma atração pouca divulgada pelos agentes turísticos, as visitas às áreas externas, e a um pequeno museu militar nas dependências do forte, são permitidas.
Deve-se conversar com o soldado de plantão na entrada do quartel, que encaminhará os visitantes a um oficial; o oficial explicará brevemente os locais que podem ser vistos, bem como a respectiva História, e autorizará a visita (visitantes não são acompanhados).
O espaço aberto à visitação é limitado, pois a maior parte da Fortaleza é hoje ocupada por instalações do Exército.
Há um pequeno museu dentro da Fortaleza, dedicado ao General Antonio de Sampaio, um Cearense que morreu heroicamente na Guerra do Paraguai; o General foi enterrado na Fortaleza, e alguns dos seus pertences pessoais (incluindo uniformes, espadas e pistolsa) estão em exposição.
Na área externa, a partir da murada, pode-se ver parte do mar, da mesma forma que no século 17; as fortalezas eram construídas em áreas que permitiam maior visibilidade, para se avistar o inimigo com facilidade; alguns canhões antigos estão expostos.
A estátua que se vê no pátio é em homenagem a Martins Soares Moreno, outro dos heróis do Ceará.
O forte situa-se a poucos metros de distância da Catedral de Fortaleza e do Mercado Central de Artesanato.
Abaixo, algumas fotos da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
A foto à esquerda mostra a entrada do Forte, permanentemente guardada por soldados. As outras fotos mostram uniformes e armas utilizadas na Guerra do Paraguai. | ||
Paredes principais da Fortaleza. As paredes mais largas são as que se voltam para o mar, de onde os inimigos chegariam. A vista que se tem hoje é parecida (exceto pelos edifícios) à que se tinha há séculos. Os canhões também são bem antigos, provavelmente com séculos de idade. |
0 comentários:
Postar um comentário