terça-feira, 26 de julho de 2011

Aldeota, antiga Outeiro

Nessa época a Aldeota, antigo Outeiro, consolidava-se como um bairro tipicamente residencial, com ruas largas, belos casarões e sobrados. Os terrenos eram enormes, davam para construir a casa, e sobrava espaço para o jardim, o quintal, o pomar. O bairro foi formado a partir da Avenida Santos Dumont. Mas passou a representar o bairro predileto da elite a partir da década de 1950.

Registro parcial da Praça do Ferreira durante os anos 50

Os bondes elétricos já haviam deixado de circular em 1947 devido aos altos custos e à deficiência do serviço à população. Os trilhos foram arrancados e vendidos para sucatas, enquanto os veículos eram abandonados e se deterioravam. O ônibus coletivo se tornou, em 1950, o principal meio de transporte do fortalezense, ainda que em funcionamento precário, pois eram mal conservados e poucos para atender a população. Nessa mesma época, também são instalados os primeiros sinais luminosos no centro da cidade, a prefeitura compra um gerador de 5.000 kW para reforçar a iluminação.

O fornecimento de água também era insuficiente. Basta citar o fato que de um total de 48.894 prédios urbanos, em 1959, apenas 9.321 dispunham de água canalizada, restando 39.573 dependentes do abastecimento domiciliar.

Nesse período estava sendo construído o açude de Orós, considerado o maior do mundo.
 

0 comentários:

Postar um comentário