terça-feira, 26 de julho de 2011

Pré-História de Fortaleza

Antes da deriva continental a área onde Fortaleza surgiu era contígua à da cidade de Lagos, na Nigéria. O atual litoral das duas cidades surgiu há 150 milhões de anos, no Jurássico Superior. A evolução geológica provocou o surgimento de grandes dunas no litoral do Brasil.

Estudos indicam que os primeiros seres humanos a habitarem esse território podem ter chegado por aqui na mesma época em que Jesus Cristo viveu. O povo indígena mais identificado com o território de Fortaleza é o pitiguara, retratado por José de Alencar em seu livro Iracema. Os potiguaras também habitaram as terras desse litoral e possivelmente outras tribos pertencentes ao tronco tupi.


Antes da colonização do Ceará, houve, no entanto, duas passagens de europeus pelo atual litoral de Fortaleza. Os navegadores espanhóis Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe desembarcaram nas costas cearenses antes da viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. A de Pinzón chegou a um cabo, que se acredita ser o Mucuripe. Lepe, na barra do rio Ceará, em Fortaleza. Tais descobertas não puderam ser oficializadas devido ao Tratado de Tordesilhas (1494).

No século XVII, duas expedições holandesas estiveram no Ceará, sendo que a segunda fundou o forte Shoonenborch, marco inicial de Fortaleza. No século seguinte, o povoado foi elevado à condição de vila, então, já sob o domínio português.

Vale ressaltar que existe, ainda, uma polêmica de muitos anos de que o holandês Matias Beck foi o verdadeiro fundador de Fortaleza, já que foi ele quem construiu a primeira fortificação no local onde hoje está erguido o prédio da 10ª Região Militar.


0 comentários:

Postar um comentário